terça-feira, 23 de outubro de 2007

Reservoir Dogs (1992)

Reservoir Dogs, de 1992, trata-se de um dos filmes de renome do famoso realizador Quentin Tarantino. Quem não ouviu falar de filmes como Pulp Fiction, Kill Bill ou o actual Grindhouse? Tarantino é sem dúvida um realizador muito especial, e todos os seus filmes têm muito fortemente gravada a sua marca. Sangue, delírio, alucinação, apimentados por um primoroso humor negro, são elementos comuns em toda a sua obra. Reservoir Dogs não é excepção.

Recheado de actores conhecidos, como Steve Buscemi (Armageddon; Big Fish…); Michael Madsen (Sin City, Kill Bill 2…) e até o próprio Tarantino, Reservoir Dogs mostra-nos um grupo de desconhecidos que se preparam para a realização do assalto perfeito. Não deveriam saber os nomes próprios dos seus companheiros, mas sim os seus nomes de código. A cada um fora reservado o nome de uma cor (Mr. White, Mr. Orange, Mr. Pink, Mr Blonde, Mr. Brown e Mr. Blue ). Nomes que obviamente nos dão azo a cenas hilariantes. As coisas não correm pelo melhor, sendo que emboscados pela polícia acabam por envolver-se num violento tiroteio.

Quem os teria traído? Qual deles seria informante da polícia? Haveria realmente um informante?

Quatro deles reúnem-se no local combinado. Um deles havia sido alvejado. Quanto aos dois restantes? Mortos.

Segue-se uma sequência alucinante de acusações e tortura. Um deles conseguira esconder a tempo os diamantes roubados. Um deles seria um traidor. Qual?

Após sabermos um pouco mais de alguns dos nossos personagens, através de pequenas histórias paralelas, chegamos a um final que nos deixa, sem dúvida, sem palavras. Este é um filme louco. Um filme que nos transporta para o mundo de Tarantino, um mundo sem finais previsíveis. Um mundo onde tudo poderá acontecer.

Não esperemos uma história linear, convencional, mas sim algo extremamente diferente do habitual. Um filme tipicamente à Tarantino.

Nenhum comentário: